CONGRESSOS UFBA
LEIA CONVERSA COM [Congresso UFBA 2021]
Conjunto de três rodas de conversa, intituladas "LEIA CONVERSA COM", propostas pelo Laboratório de Estudos de Imagem e Arquitetura (FAUBFA) para o Congresso UFBA 75 anos, visando a criar momentos compartilhados de reflexão em torno de cidade, imagem e arquivo, temas que orientam as pesquisas do grupo.
Mesa 01
LEIA CONVERSA COM ARISTIDES ALVES: práticas urbanas e imaginários fotográficos de Salvador
Convidado: Aristides Alves
Mediação: Flora Tavares (UFBA) e Junia Mortimer (UFBA)
Nesta mesa propomos uma conversa com o fotógrafo Aristides Alves, mediada por suas fotografias, publicações e atuações profissionais. Focaremos em conjuntos fotográficos das décadas de 1970 e 1980, presentes no arquivo do fotógrafo, e em duas publicações realizadas por ele, nomeadamente "A fotografia na Bahia 1839-2006" (2006) e a mais recente, "Num rastro de relâmpago" (2021), dedicada aos 40 anos de sua atuação.
Buscaremos colocar em debate cenas culturais da fotografia, especialmente na Bahia, e também a história da cidade de Salvador, sobretudo suas reconfigurações espaciais e transformações urbanísticas. Interessa-nos perceber como a prática fotográfica de Aristides Alves, nesses momentos específicos de sua trajetória, nos sugere caminhos de pensamento e pesquisa nos estudos da cidade, que deslocam consensos provenientes de uma história dos planos urbanos ao colocar em relação arte, estética, arquitetura, urbanismo e história.
Mesa 02
LEIA CONVERSA COM ZUMVI ARQUIVO FOTOGRÁFICO: Processos De Preservação E Conservação Fotográfica Do Acervo
Convidado: José Carlos Ferreira (ZUMVI) e Elson Rabelo (UNIVASF)
Mediação: Deise Lima (UFBA) e Junia Mortimer (UFBA)
Nesta mesa propomos discutir a importância dos processos de conservação fotográfica no acervo do Zumvi Arquivo Fotográfico, administrado pelo fotógrafo e fundador Lázaro Roberto e pelo historiador José Carlos Ferreira. O Zumvi reúne negativos e ampliações de época realizados desde a década de 1980 por fotógrafos negros em Salvador, tendo sido este um importante momento marcado por diversas manifestações de movimentos sociais negros, no combate ao racismo na cidade. Nesse sentido, o acervo do Zumvi preserva a memória desses acontecimentos. Visando ao manejo adequado deste material e à sua possibilidade de disponibilização à pesquisa, ocorreu entre setembro e outubro de 2021 a "Oficina de preservação e conservação fotográfica", ministrada pelo historiador Elson Rabelo, professor da UNIVASF e membro do grupo de trabalho de Cultura Visual da ANPUH, que capacitou representantes do Zumvi Arquivo Fotográfico dando início ao processo de catalogação do acervo. A oficina é produto do Projeto de Recuperação do Acervo de Voltaire Fraga, apoiado pela Funarte e desenvolvido em parceria com o Museu Afro-Brasileiro da UFBA. Esta mesa propõe criar um espaço de debates, a partir desta experiência e da trajetória do acervo, visando ainda a fomentar diálogos e alianças entre a universidade e outras instituições culturais, fundamentais para se prospectar o futuro por meio da memória da cidade.